GERMINAÇÃO in vitro E ACLIMATIZAÇÃO DE MUDAS DE Aechmea blanchetiana (BAKER) L. B. SMITH EM DIFERENTES RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA

Authors

  • TARCISIO RANGEL DO COUTO
  • JANIE MENDES JASMIM
  • VIRGINIA SILVA CARVALHO
  • GUILHERME EUGÊNIO MACHADO LOPES

Abstract

Aechmea blanchetiana L. B. SM. é uma bromeliácea brasileira que ocorre normalmente em restingas, com características de crescimento e inflorescências decorativas adequados para o paisagismo. O cultivo in vitro é uma alternativa para a produção de bromélias, por permitir a produção de mudas de qualidade em larga escala, a preços mais acessíveis, contribuindo para a redução do extrativismo. Para a aclimatização dessas mudas, a fibra de coco e a casca do fruto da mamoneira aparecem como alternativas promissoras na composição de substratos. Assim, testaram-se a germinação de sementes in vitro e aclimatização das mudas nesses dois subprodutos da agroindústria. Os meios usados para a germinação foram constituídos pelos sais minerais do meio MS (1 e ½ força). As sementes apresentaram alta taxa de germinação, independentemente do meio utilizado. Após quatro meses de cultivo in vitro, as mudas foram transferidas para oito combinações de Plantmax® HT, fibra de coco e casca do fruto da mamoneira nas granulometrias de 7 e 10 milímetros. Após quatro meses de aclimatização, avaliou-se a taxa de sobrevivência, o diâmetro e a altura da roseta, o número de folhas, a área foliar e a massa seca total das plantas. Houve 100% de sobrevivência, independentemente do substrato usado. Para as demais variáveis, foram observadas diferenças significativas, sendo os melhores resultados obtidos nos tratamentos compostos por casca do fruto da mamoneira, em ambas granulometrias, pura ou misturada à fibra de coco. A casca do fruto da mamoneira pura ou misturada à fibra de coco apresentou potencial como substrato para aclimatização de bromélias.

Published

2016-08-19

How to Cite

RANGEL DO COUTO, T.; MENDES JASMIM, J.; SILVA CARVALHO, V.; MACHADO LOPES, G. E. GERMINAÇÃO in vitro E ACLIMATIZAÇÃO DE MUDAS DE Aechmea blanchetiana (BAKER) L. B. SMITH EM DIFERENTES RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA. Plant Cell Culture & Micropropagation - ISSN 1808-9909, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 99-104, 2016. Disponível em: http://pccm.ufla.br/index.php/plantcellculturemicropropagation/article/view/75. Acesso em: 12 jul. 2024.

Issue

Section

Review