TIPO DE EXPLANTE E CONSTITUIÇÃO DA CÁPSULA NA PRODUÇÃO E ARMAZENAMENTO DE UNIDADES ENCAPSULÁVEIS DE GABIROBEIRA (Campomanesia pubescens)

Authors

  • Nádia Alves Campos
  • RENATO PAIVA
  • Mariana Aline Silva Artur
  • Luciano Coutinho Silva

Abstract

O encapsulamento por alginato de sódio é uma técnica simples, barata e eficiente de preservação de germoplasma, sendo especialmente empregada em espécies que produzem sementes não viáveis ou com dificuldade de propagação ou conservação. Várias espécies vegetais de importância econômica são encontradas no Cerrado, como por exemplo a gabirobeira (Campomanesia pubescens), que além de frutífera apresenta também importantes propriedades medicinais. Porém a espécie possui sementes recalcitrantes inviabilizando o armazenamento e conservação por métodos convencionais. Os objetivos deste trabalho foram de estabelecer um protocolo para produção de unidades encapsuláveis de gabirobeira, testando diferentes explantes e constituições para a matriz de alginato e avaliar o efeito de diferentes período de armazenamento (1, 7, 15 e 30 dias) dessas cápsulas a 4 °C. Foram testados dois meios para constituição da cápsula (MS ou água destilada) e dois tipos de explante (ápices caulinares e gemas axilares). A constituição do meio apresentou influência apenas para o tipo de explante gemas axilares. A taxa de rompimento das cápsulas contendo ápices caulinares foi de 100% enquanto que cápsulas contendo gemas axilares apresentaram rompimento inferior a 8%. O armazenamento de ápices caulinares a 4 °C foi possível por apenas sete dias sem o comprometer da taxa de rompimento das cápsulas.

Published

2016-08-17

How to Cite

ALVES CAMPOS, N.; PAIVA, R.; SILVA ARTUR, M. A.; COUTINHO SILVA, L. TIPO DE EXPLANTE E CONSTITUIÇÃO DA CÁPSULA NA PRODUÇÃO E ARMAZENAMENTO DE UNIDADES ENCAPSULÁVEIS DE GABIROBEIRA (Campomanesia pubescens). Plant Cell Culture & Micropropagation - ISSN 1808-9909, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 13-19, 2016. Disponível em: http://pccm.ufla.br/index.php/plantcellculturemicropropagation/article/view/54. Acesso em: 12 jul. 2024.

Issue

Section

Review